Mas o que é exatamente? Para compreender melhor, vamos imaginá-lo com duas abordagens: marketing do esporte e marketing através do esporte. O primeiro está ligado às atividades gerais de marketing de empresas do ramo de esportes com visão de mercado como qualquer outra empresa com fins lucrativos, já o segundo refere-se às empresas que utilizam os esportes como meio de promoção alternativo aos tradicionais.
As atividades ligadas ao marketing esportivo estão (finalmente!) sendo percebidas pelos clubes de futebol do Brasil não somente como captação de patrocinadores com suas respectivas marcas na camisa do time e em placas nos estádios, mas através de parcerias estratégicas. É claro, estas são as atividades clássicas que associamos às parcerias entre empresas de esportes e patrocinadores, mas as possibilidades de acordos empresariais podem envolver outros fatores, como por exemplo licenciamento da marca ou parcerias estratégicas de fortalecimento da marca.
Em Curitiba, graças a uma parceria com a empresa Tittãs Esportes, desenvolvo um trabalho pioneiro no basquete local e, neste formato, a nível nacional também. Com base em estudos de mercado, serão aplicados modelos de marketing esportivo utilizados nos EUA, aproveitando o aprimoramento da NBB (Novo Basquete Brasil) nos formatos da Liga Americana. É claro, são necessárias várias adaptações para as peculiaridades do mercado local, a cultura é outra, os consumidores são outros e as gerações são outras.
Para acompanhar as atividades desenvolvidas neste projeto, siga no Twitter: www.twitter.com/tittascuritiba
Conheça também a ONG e projetos de sustentabilidade mantidos:
0 comentários:
Postar um comentário
Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!