terça-feira, 27 de abril de 2010

Inovar para sobreviver!

Mundo extreeemamente globalizado. Empresas altamente competitivas. Claro, salvas algumas excessões, é este o cenário atual e tende a ser cada vez mais competitivo. Há anos atrás o panorama era de uma quantidade de oferta menor ou igual a procura, o que não gerava concorrência e disputa pelos clientes. O que era produzido era vendido, sem preocupações maiores.

Que sonho, ein!? A realidade é que (salvas algumas RARAS excessões) esse pensamento, hoje, é puro suicídio. Já tive a oportunidade de ver isso na prática, empresas voltadas para a produção que não tinham visão de mercado e um mínimo de foco no cliente. Resultado: já faliram, irão falir, estão no caminho da falência ou, se ainda houver tempo, tomarão outra estratégia.

O Marketing torna-se cada vez mais complexo e multidisciplinar, as ferramentas expandem-se, novos conceitos surgem, tudo isso para acompanhar estas revoluções silenciosas no mercado. Hoje, talvez mais do que os "conceitos do Kotler", o essencial para o profissional de Marketing é estar atento a completamente tudo.

Seja com bases sólidas de pesquisas de novos conceitos, seja em economia, seja em fatores sócio-ambientais, política, concorrentes, tecnologia... E assim vai a infinidade de possibilidades, mas sem esquecer a velha e conhecida: Os Insights. Muitas vezes, grandes revoluções de conceitos, podem surgir de uma simples e pequena ideia!

Seja lá o método que você irá encontrar, para sair na frente e tirar vantagem sobre os concorrentes, vá tratando de se coçar e colocar a cabeça para funcionar! Inovar é preciso!

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!