segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tendências de mercado: o rumo da alimentação

A bola da vez é a alimentação. Um grande e potencial mercado está se desenvolvendo cada vez mais rápido, o da alimentação vegetariana.

Numa sociedade orientada para o "churrasco" como um dos principais eventos de socialização nos fins de semana, a vida sem carne pode se parecer um imenso universo cinzento e obscuro onde as televisões transmitem somente comerciais das Casas Bahia. A grande sensação do domingo é aquele "pão com linguiça" (sem trema) e uma "breja" trincando de gelada.

De fato, mercadologicamente falando, é um grande potencial para cervejas (leia-se Inbev dominando), carnes (de passagem lembramos a fusão JBS-Bertin), eventos, churrascarias, etc. O que não lembramos (normalmente) é que toda moeda possui dois lados.

É um grande erro ou negligência negar que o mundo está passando por uma revolução de alimentos e por que não de consciência ecológica? Cada vez mais o consumidor busca produtos que beneficiem sua saúde e agridam menos o meio ambiente. Ainda que tardia, pode representar um respiro aliviado para o planeta, ou então uma última tentativa de reação da humanidade. De fato, o consumidor procura cada vez mais produtos naturais.

Grandes empresas já perceberam esta tendência, tomaram nota e começaram a conquistar o mercado que surgia. No caso da alimentação de produtos a base de soja, a Sadia e Perdigão já possuem suas linhas, onde há produtos que vão desde hambúrguer até salsicha vegetal. São empanados de soja, lasanha, strogonoff, etc. Pequenos produtores começam a surgir no embalo desta tendência, isso sem falar dos restaurantes vegetarianos e naturalistas que aparecem cada vez mais.

O Brasil está em segundo lugar no ranking dos países onde mais cresce o número de vegetarianos, ficando atrás apenas do Canadá! Quem confirma o crescimento é a maior empresa de pesquisas de mercado do mundo, com o impressionante número de 28% de pessoas procurando reduzir o consumo de carne.

Este número não é impulsionado apenas pela questão da saúde. Já pela saúde, a tendência baseia-se num forte argumento, mas as questões se alastram por muito mais áreas. O vegetarianismo trata-se de uma postura de vida, onde aspectos éticos, sociais, políticos e ambientais são considerados. Em geral, o conjunto de argumentos contra o consumo de carne constituem um arsenal pesado contra as churrascadas de fim de semana, dos quais nenhum vegetariano costuma pensar duas vezes para utilizar.

A grande guerra moderna é travada por empresas. As líderes se mantém lá somente visando tendências e antecipando-se. Os grandes exércitos, batalhas sangrentas e disputas de poder pela força e pouca política, a que se referiam Maquiavel e Sun Tzu em suas principais obras, hoje foram substituídas por batalhas de mercados de grandes empresas que se degladiam diariamente em disputas pela preferência do consumidor. O consumidor, por sua vez, continua sua ingênua ânsia por um mundo digno, justiça e igualdade, onde os seus filhos possuam uma vida mais confortável mais segura, produtos de maior qualidade e preço justo. Nessa controvérsia onde de um lado o capitalismo começa a tornar-se mais selvagem e com seus "fins justificando os meios" e os consumidores mais conscientes e ideologistas, quem está certo? Até que ponto as empresas estão sendo "desleais", antiéticas? Não estão somente resistindo ao mundo moderno? Afinal, o canibal só mata o semelhante para sobreviver...

Saiba mais sobre vegetarianismo:
Vista-se:
http://vista-se.com.br/site/
Cozinha Vegetariana:
http://cozinhavegetariana.blogspot.com/
Sugestão de documentários:
Earthlings - Terráqueos (disponível no You Tube)
A carne é fraca
Não matarás

4 comentários:

Cecilia disse...

ta ai o cara que faz A DIFERENÇA todos os dias..
orgulho de voce eh pouco neh!
mas tudo isso que vc afirmou é a mais simples verdade que as pessoas nem se dao conta..
nao eh apenas uma "comidinha" que alguns dizem.. é um leque todo pra chegar aonde chega..e o mercado sempre busca inovaçao para o crescimento.. e ja que estao dizendo que o vegetarianismo é moda.. tudo bem! que torne-se MODA..

=) ceh

Leonardo disse...

Há uma forte demanda por alimentos vegetarianos em muitos bairros aqui em Curitiba/PR. Mesmo sendo Curitiba uma das cidades onde já existe grande oferta !!!

Anônimo disse...

Gostei muito do blog, parabéns!

Fábio Portella disse...

Obrigado Márcia, apareça mais vezes! ;D

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