sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mondo Birre: Cervejaria Gourmet

Nesta quinta-feira, 24, estive no Mondo Birre com meus colegas de faculdade. O grande objetivo da visita era levantar dados secundários para um projeto de reposicionamento de uma cerveja no mercado. Em meio a um cardápio com mais de 150 marcas de cerveja e de diversos tipos, alguém ousa me perguntar se mudamos o rumo da conversa?

Quem nos recebeu foi o gerente, Joaquim, e nos apresentou os vários ambientes da casa, o conceito da decoração e algo sobre a história do Mondo.

Sem muita preocupação com o tempo, logo tratamos de começar a degustação do "produto tema" da casa: é claro, as cervejas. Mondo Birre significa Mundo das Cervejas em italiano (nome sugestivo, se é que você ainda não percebeu). Logo me lembro do garçom deixando em nossa mesa um balde de Heineken, novidade da casa, onde vieram 8 garrafas de 600ml e acreditem, é extremamente agradável a sensação de recebê-las em meio a um projeto de faculdade! Ah! Recordo-me ainda daquele aperitivo maravilhoso que nos foi servido!

Alguns copos depois, voltando ao que realmente estávamos em missão, entrevistamos o Toni, proprietário da casa e responsável por um que é, sem dúvida, um dos principais ambientes noturnos de Curitiba, que há 6 anos vem marcando presença cada vez mais forte.

Da esquerda para a direita: Fábio, Estefano, Toni, Wagner e Rodrigo.

Durante uma conversa agradável e descontraída, muito se extraiu para entender a chave do sucesso do Mondo Birre. Para começo de análise, o público do bar é da geração X, figurando entre os 21 e 25 anos.

A decoração tem um tema central: países x cervejas. A intenção do trabalho é ambientalizar cada espaço com objetos, cores e móveis típicos de vários países pelo mundo. Lá vimos um pouco de Irlanda, Inglaterra, Japão, México, etc, e isso só na decoração! No cardápio, cervejas de todo o mundo, além dos países já citados, encontramos as belgas, alemãs, francesas, americanas, argentinas (ufa...!) e por aí vai!

A grande jogada é o Marketing Viral. Nada de muitos flyers com baixa taxa de retorno, nada de publicidade ou merchandising caros e de pouco retorno... A força da marca Mondo Birre, após os seis anos de presença, já ajuda muito. Para reforçar, nada que um contato mais próximo com o público não reforce os laços com o cliente: hostess na entrada!

Realmente, pelo conhecimento que tenho na noite curitibana, não é grande a lista dos clubs que eu me recordo que tenham mais de 2 ou 3 anos de atividade. Méritos ao Toni, que a cada dia leva o Mondo um degrau mais acima. A seguir um pequeno "bate-volta" com o Toni:

MPE: Perfil do frequentador do Mondo:
Toni: Classes A e B, 21 a 23 anos. Tende a subir para 25 a média.

MPE: Estratégias de Marketing e retenção de clientes:
Toni: Marketing Viral e direto. Não vale a pena gastar com milhares de flyers que dão pouco retorno. Trabalhamos com contato direto pelo telefone com os principais clientes.

MPE: Cerveja de maior volume de vendas:
Toni: Heineken.

MPE: Repercussão do chopp da Klein Bier:
Toni: É cedo para avaliar, mas pelo que percebemos até o momento é positiva em relação aos três tipos (Pilsen, Stout e Brown Ale).

MPE: Motivo por trabalhar com o chopp Klein:
Toni: A brown ale e a stout. E é claro, a qualidade.

Aos que não conhecem o Mondo ainda, recomendo. Apreciadores de cervejas, de música boa, de ambientes agradáveis... tudo isso você pode encontrar lá. É claro, a visita não poderia terminar diferente: com uma cerveja! Particularmente, optei pelo chope Stout, da Klein!

Sites relacionados:
Mondo Birre: http://www.mondobirre.com.br/
Klein Bier: http://www.kleinbier.com.br/

3 comentários:

Unknown disse...

É isso ae Fabio. Belo espaço, e pra quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, eu recomendo. Ainda bem que entramos na faixa huauhauhuauahu

Abraços

Janice disse...

Bah, faz tempo que quero conhecer o Mondo Birre, mas teu post despertou mais ainda a minha vontade. O lugar parece excelente!
E quanto ao post, como sempre impecável!

Beeijos Fábio!

Fábio Portella disse...

O espaço é muito bonito, vale a pena conhecer!

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