segunda-feira, 17 de maio de 2010

A importância do posicionamento da Marca!

O mundo empresarial não é simples. São inúmeras as áreas das quais uma empresa tem que estar atenta para existir, afinal uma empresa não sobreviveria voltada apenas para o RH, apenas para o Financeiro e nem apenas para o Marketing.

A questão está em saber dosar estas áreas, cada uma com sua importância. Para nós, que estamos mais habituados com a área de Marketing, podemos destrinchar ainda mais, dividindo em algumas áreas principais, que podem ser úteis nas várias etapas de existência da empresa.

Dentre elas, destacamos um dos pontos fundamentais de uma empresa: o seu posicionamento no mercado.

Falar em posicionamento, pode causar calafrios em muitas empresas que encontram-se encurraladas em mercados saturados ou talvez sem demanda. Algumas destas, apostaram suas fichas neste posicionamento e acabaram entrando numa fria. Outras, na ânsia de entrar no mercado, esqueceram de definir qual era exatamente seu mercado. Há ainda, aquelas que não ganharam na loteria, mas por uma imensa sorte (ou um feeling apuradíssimo) acabaram se posicionando intuitivamente, mesmo sem pensar na questão.

Posicionamento é necessário, conquistá-lo é tarefa árdua e muitas vezes custa caro. Não precisamos nem dizer que reverter um erro de posicionamento pode ser um grande problema para as empresas. Esta tarefa já rendeu alguns grandes cases de reposicionamento de marca, como por exemplo a excepcional virada das Havaianas, que saiu do patamar de "chinelo de pedreiro", para um mercado que abrange uma larga faixa de consumidores, inclusive classes altas do mercado internacional.

Anote aí, não é barato e muito menos fácil reposicionar um produto, apesar de alguns casos de reposicionamento bem-sucedido, a maioria das empresas que tentaram, falharam e amargaram a falência, isto não necessariamente pelo reposicionamento, mas pela situação na qual ela chegou.

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!