quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sam's Club de cara nova!

O Sam's Club lançou este ano a nova logomarca da empresa no Brasil. Desde 2009 o novo material de identidade visual já estava sendo usado nos Estados Unidos e aos poucos se espalha para o resto dos países onde eles estão presentes.

Dias atrás eu vi a nova logomarca quando passava perto do Sam's Club aqui de Curitiba, de relance não reconheci e a primeira coisa que imaginei é que não era mais Sam's Club ali. As alterações que foram feitas, segundo a própria empresa, resgataram as cores clássicas da empresa e representam os dois tipos públicos do clube, pessoas físicas e jurídicas.

Fui atrás dos motivos que a empresa poderia ter para fazer esta mudança. Na verdade, a justificativa da empresa é que o antigo design era ultrapassado, não representava o momento atual do mercado e da empresa, além do já citado de resgatar as cores clássicas. Segundo os diretores, foram feitas pesquisas para verificar a aceitação da nova arte, que apontaram grande aceitação.

Na imagem abaixo, a logo antiga e a nova, respectivamente:


Não vamos negar que a nova logo realmente é mais elegante, a fonte mais fina e esticada deu um tom elegante, etc, etc. O questionamento interessante a ser feito é a respeito da identidade que a logomarca antiga já havia construído, a nova trabalha outros valores, a percepção é outra. Não há como negar que muita coisa foi abandonada e houve uma descaracterização.

Acredito que diretores da empresa estudaram esta questão mais profundamente, mas ainda assim é interessante questionarmos até onde a Sam's acertou em mudar drasticamente sua logo, claro, desconsiderando outros objetivos fora de discussão.

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!