sábado, 22 de maio de 2010

"Tcha Tcha" o quê??

Recentemente saiu o novo comercial da Hyundai, provavelmente você já deve ter visto na TV.Vamos pensar nisto da maneira mais imparcial possível, mas cá entre nós, quem foi o cara que autorizou este comercial?

Diz o comercial: "um novo jeito de torcer" - logo em seguida o torcedor: "tcha, tcha!". Logo surge uma legião de torcedores, de todas as partes do mundo, vibrando do mesmo jeito e uma bola gigantesca surge no céu com uma logomarca da Hyundai.

Eu pergunto: Quem em sã consciência iria vibrar "tcha, tcha!"?

Talvez eu tenha a mente muito fechada, talvez eu não esteja conseguindo compreender a essência deste comercial, talvez eu realmente não tenha capacidade de entender... peço desculpas caso eu esteja enganado e o comercial seja maravilhoso, mas eu achei horrível.

Na minha modesta opinião, acredito que a Hyundai está com um sério problema de "choque cultural". Pelo que fica evidente, este comercial não foi produzido no Brasil e menos ainda remete a cultura brasileira. Você se imagina num estádio de futebol fazendo isso? Aliás, esse perfil não se aproxima de maneira nenhuma com o "povão" brasileiro.

Pior do que isso são as consequências: milhões investidos em mídia, utilizaram muito mal sua imagem como patrocinadora oficial da Copa e pra "fechar o caixão", dê uma rápida olhada em fóruns ou blogs pela internet o que estão comentando, é um grande desafio encontrar comentários positivos.

E agora, José?

Não assistiu o comercial ainda? Veja abaixo:

23 comentários:

Anônimo disse...

Cara, concordo contigo demais. Quem diabos teve essa idéia esdrúxula? Pelamordedeus... isso sim é um comercial idiota. E ainda torra nossa paciência. Toda vez preciso mudar de canal pra não vomitar!

Anônimo disse...

Cara, concordo contigo demais. Quem diabos teve essa idéia esdrúxula? Pelamordedeus... isso sim é um comercial idiota. E ainda torra nossa paciência. Toda vez preciso mudar de canal pra não vomitar! (2)

Anônimo disse...

Eu pensei que era só eu que estava pensando pequeno hehe, assino em abaixo o que disse, não sei haverá um explicação futura sobre essa campanha, mas ela é muito tosca. As propaganda "normais" da Hyundai já são repetitivas e desgastantes apesar de ter ótimos carros, os comerciais são frios e só falam que "é maior, a sensação,..." como se fosse uma nave espacial.

Fábio Portella disse...

hehehe, nunca achei o melhor caminho uma empresa se colocar tão imponente como está fazendo a Hyundai, se eles pensam que as pessoas se motivariam o suficiente pra chegar ao nível do "tcha tcha", já falta um pouco de bom senso, né?

Anônimo disse...

Comungo com as opinioes acima expostas, e também percebi um grande choque cultural na propaganda. Näo entendo como uma empresa multinacional é capaz de veicular uma propaganda dessas, pois a meu ver não faz nenhum sentido essa história de "tcha tcha"! Seria uma tentativa dos executivos Coreanos de tentar introduzir na cultura brasileira uma "maneira de torcer" que provavelmente se originou na Coreia do Sul e associar uma possível adesäo a essa "nova modalidade de torcer"? Se for isso ou algo análogo, só tenho uma palavra para expressar essa propaganda: PATÉTICA!

Wendel disse...

E eu pensando que era o único boiador nessa história... quem boiou pelo foi a hyundai. Acredito que é exatamente isso: os executivos da empresa achando que o jeito deles torcerem iria por algum motivo "pegar" por aqui... tcha tcha?? hã?

Anônimo disse...

eu tambem nao consegui entender, so achei engraçado por ter um amigo apelidado de tcha tcha.
En quanto a conexao com o mundo, da ideia da pub estou falando, achei que seria o jeito dos sudafricanos torcer, mais nao.

Unknown disse...

da pra fzr uma analise desse trem

Como podemos perceber, este comercial da Hyundai tenta abranger o ato de torcer à todas as pessoas, independentemente de sua raça, classe social, sexualidade e afins.

De um meio exotico, com uma extravagante musica e uma dança exuberante, enfim, com este criativo metodo de torcida, o comercial nos mostra que , nesse ano de copa do mundo, as pessoas devem se permanecer unidas e pacificas para torcer e poder comemorar esse evento mundial, que nos premia com belíssimos espetaculos de 4 em 4 anos.

Mas, este comercial também possui muita intencionalidade. Por traz dessa alegria de torcer, podemos também perceber uma relaçao implícita: ao criar este novo estilo de torcida, isto representa uma certa exclusividade da marca Hyundai, que pode ser interpretada como uma marca diferenciada de seus concorrentes, e assim, expandir inconscientemente seu mercado consumidor. Também podemos perceber um meio de submissao das pessoas à essa marca, representado pela dança que aparenta ser um ato de veneração, e direcionando este ato à bola gigantesca que aparece no comercial, com a marca HYUNDAI, que está a representando.

Por isso, temos que ficar atentos com comerciais. Por traz de uma alegre e enigmática propaganda, pode se esconder um poderoso recurso para fins comerciais e destaque entre concorrentes.
Pacini

Anônimo disse...

concordo com o Pacini.

Se a HYUNDAI tinha como objetivo chamar atenção, "tcha,tcha", para a sua marca, conseguiu.

Zeot

Nicholas disse...

Chamar a atenção, a Totoyota tbm fez com o recall. Essa história de "falem mal, mas falem de mim" é coisa de estudande de publicidade.

Geraldo Côrtes disse...

Bom saber que não sou o único que pensou "hein?!?!?!?!?!" qdo viu esse comercial!!!

Anônimo disse...

Pior comercial da história. Tenho nojo quando vejo essa porcaria. Certamente o imbecil que criou essa peça nunca foi a um estádio de futebol.

Mira disse...

Particularmente estou achando que esse comercial é um teaser, que eles estão chamando a atenção para algo que ainda vão mostrar... bom ... na verdade eu ESPERO que seja isso e que logo eles venham com um novo anuncio que complete a informação desse... porque, se for só isso que vou ter que concordar com tudo que todos vocês disseram. É o comercial “mas, heim” que eu já vi na minha vida!!!!

Anônimo disse...

Nicolas, na verdade o slogn "falem mal, mas falem de mim" foi coisa do presidente João Figueiredo e não de estudantes de comunicação... alias, no meu tempo, chamar atenção de forma negativa sempre foi algo criticado na faculdade de comunicação.

Marco disse...

Galera, acabei de voltar da Europa, vocês não tem NOÇÃO do quanto essa porra sem pé nem cabeça está fazendo sucesso.

Anônimo disse...

fazendo sucesso? eles estão passando algum dirigível da Hyundai pelas ruas por acaso? hahaha! cheguei até esse site porque não tinha visto nenhuma comoção em relação a este que para mim é um dos comerciais mais toscos que já vi...digitei no google "propaganda imbecil torcida hyundai" e caí aqui... bom saber que não sou o único.

EDU disse...

"Tum turum turum tum ... tchá, tchá" Não dá nem rima!!! Também mudo de canal, morro de vergonha! Incrível o poder de chaveco dos publicitários para conseguir convencer os coreanos que "isso" é bom! Parabéns! Estou louco para ver quantos torcedores vão torcer gritando Tchá, tchá!

Anônimo disse...

Primeiro o telespectador começa a levantar as mãos bem devagarsinho como se um assaltante tivesse de acabar de entrar no ressinto, depois começa a falar tcha tcha com um sotaque impossível. Meu Deus é muito rídiculo. Zé da Feira

Anônimo disse...

Hyundai eh uma industria coreana... uma possivel explicaçao: Tchá em coreano significa CARRRO.

Sérgio disse...

Essa propaganda me fez lembrar um cara "bundão" daqueles sem graça mas que querem "estar na moda" e agem sem naturalidade e de modo forçado....resumindo, um mala. O efeito que essa propaganda teve em mim foi o de associar a marca Hyundai a pessoas sem graça e que ficam "pagando mico".

Anônimo disse...

Se a HYUNDAI tinha como objetivo chamar atenção, "tcha,tcha", para a sua marca, conseguiu.

Zeot

-------------------

Conseguiu, mas de forma negativa. Será que isso é valido?

Unknown disse...

O comercial é tão ruim que mudaram! Ao invés de "tcha tcha" agora dizem "o-lê le-ô"

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKK realmente , o comercial ficou um lixo

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!