sexta-feira, 21 de maio de 2010

Curitiba, cidade sustentável!

Nada tão atual como falar em sustentabilidade. Produtos sustentáveis, empresas sustentáveis, responsabilidade social, ambiental, são alguns termos que escutamos bastante atualmente. Já postamos aqui sobre a própria Sony, que lançou um notebook onde são utilizados materiais reciclados para ser produzido.

Segundo definição da Mãe Wikipedia, para um produto ser sustentável, ele precisa ser "ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito".

Em Curitiba, vemos este conceito ser implementado há muitos anos, mais especificamente desde a era Lerner à frente da Prefeitura Municipal. Pela sua formação na área de Arquitetura e sua postura visionária, esta foi a época de reorganização da estrutura da cidade, com visão de expansão para as próximas décadas.

Lerner implementou sua ideia de crescimento linear a partir da expansão do transporte coletivo, na prática a cidade cresce na medida que novas canaletas de biarticulados são construídas e novas linhas começam a operar. Segundo leis de urbanismo de Curitiba, alvarás para prédios mais altos são concedidos para os locais mais próximos destas linhas de fluxo, e a altura dos prédios diminui gradualmente a medida que estão afastados das linhas de fluxo. Perceptivelmente, o crescimento e expansão de Curitiba são acompanhados pela expansão do transporte coletivo.

O conceito de sustentabilidade começa por aí, o transporte coletivo de qualidade fornece uma alternativa de locomoção, onde há redução de trânsito e poluição decorrente de muitos veículos transitando na cidade.  A frota de ônibus tem prazo para renovação e trás, junto com os novos ônibus, maior tecnologia dos modelos novos que são cada vez menos poluentes.

Mais do que o transporte coletivo, Curitiba tornou-se uma cidade verde, com uma quantidade enorme de parques, bosques, praças e ainda árvores espalhadas pelos passeios nas ruas, característica da cidade. Este planejamento, além de tornar a cidade esteticamente bonita, tem a função de escoar a água da chuva, o que previne enchentes e diminui a temperatura na cidade.

Merece destaque, ainda, o programa implementado na cidade há anos atrás para a separação e reciclagem do lixo, quem lembra do "SE-PA-RE"? A verba investida em campanhas de conscientização não foi pequena, mas o resultado foi excelente. Há também os "carrinheiros" que fazem a coleta deste material nas ruas e levam à cooperativa e recebem por quilograma de material.

Curitiba cresceu voltada para o conceito de sustentabilidade e hoje é referência mundial em arquitetura e urbanismo.

Claro, a Prefeitura sabe disso, e utiliza-se muito bem destes trunfos para se promover! Como qualquer outra cidade brasileira (considere possivelmente raras excessões), Curitiba possui problemas de infraestrutura, problemas sociais e outros, mas como diz o Lerner, o modo como tratam-se estes problemas são diferentes.

Assista a este vídeo, uma reportagem com Jaime Lerner sobre Curitiba, é em inglês.
http://www.youtube.com/watch?v=hRD3l3rlMpo

Sugestão:
www.coletivoverde.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!