sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Elisão fiscal, o bicho papão!

Olá pessoal, como tem passado?
Agora estou desempregado, algo que me deixou mais inútil ainda =D
Bom, eu gostaria de comentar hoje sobre um tema que ainda é tabu, pouca gente comenta no meio acadêmico, porém é de essencial importância para aqueles que querem se dedicar ao ramo financeiro, a ELISÃO FISCAL.
O que é isso? A elisão fiscal é uma forma de você não pagar imposto, construindo um planejamento onde você evita o fato gerador ou descaracteriza o fato gerador, pois imposto só é caracterizado através do fato gerador, por exemplo, Imposto de Renda só é pago caso a pessoa, sendo ela Física (cidadão) ou Jurídica (Empresas), tenha auferido renda, tenha ultrapassado uma margem de renda cujo o governo determina que além daquele rendimento a pessoa deve pagar imposto.
Como por em prática a elisão fiscal? Através de uma planejamento financeiro! Para as empresas é mais fácil conseguir isso, pois há leis que contribuiem para a elisão, quem trabalha com contabilidade sabe que há brexas que são pouco utilizadas. Todos tem direito de pagar o valor certo de imposto e não precisam pagar a mais, assim o governo ganha devido a falta de conhecimento. Há também o medo de caracterizar crime fiscal, e por isso não vão atrás de seus direitos. Para pessoa física é um pouco mais complicado, pois evitar fatos geradores ou trabalhar com impostos é complicado, principalmente devido a grande quantidade de impostos e devido a falta de divulgação de informações ou ainda, falta de explicação da Receita Federal em dizer ao contribuinte como que funcionam os mecanismos de geração de imposto.
Eu queria começar a desmistificar esse e outros temas envolvidos na administração, pois quanto mais discutirmos esses assuntos e esclarecermos vamos conseguir evitar pagar a mais, e uma das coisas primordias de se ganhar dinheiro e deixar de gasta-lo de forma indevida.
Não digo que não é necessário pagar imposto, sem o imposto a máquina estatal não teria como operar e nos servir com os serviços necessários como segurança, saúde, educação... pensando bem o Estado não tem nos servido tão bem quanto a estes temas, então vamos atrás de nossos direitos e divulgar informações!
Peço que todos que saibam de formas lícitas pelas quais não precisamos pagar impostos ou que o fato gerar se caracterize de outra forma diminuindo o valor a ser cobrado por favor divulguem!
Vamos construir uma sociedade mais justa!
Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!