sábado, 1 de agosto de 2009

O "ser ou não ser" norte-americano

Nesta última quinta-feira de julho (30), uma polêmica surgiu entre os norte-americanos. A polêmica envolveu o presidente Obama e uma cerveja fabricada por uma ex-cervejaria americana (se é assim que podemos definir).

O encontro entre Obama, um sargento da polícia e um professor, envolvidos em outra polêmica que não vem ao caso, aconteceu no jardim da Casa Branca e contou com uma agradável "rodada" de cerveja, clássico (ou não) dos botecos brasileiros.

O que gerou toda a discussão foi a marca cerveja escolhida por Obama: Bud Light. Como vocês devem saber, a Anheuser-Busch produz a Budweiser e a Bud Light (as mais vendidas nos EUA). Tudo certo até então, um típico presidente americano (leia-se como um presidente completamente fora dos padrões americanos), recebendo típicos cidadãos americanos e apreciando uma típica cerveja americana (americana?). Errado! A Anheuser-Busch foi comprada pela belgo-brasileira ABInBev, consequentemente a cerveja que muita gente considera um (o) orgulho americano já não era mais americana (olha que ironia).

Poderiam, os norte-americanos e todo seu patriotismo, superar este episódio (trauma)? Bem, os mais tradicionalistas fazendeiros do Texas jamais poderão superar esta dor. Porém, o fato do popular presidente americano ter aparecido bebendo a cerveja (sem alcool) deve favorecer as vendas da Bud Light, segundo Al Ries, renomado profissional de Marketing e autor de diversos livros.

Carinhosamente conhecida como Bud, a cerveja que era norte-americana, escolhida por Obama, detém 22% do mercado de cervejas de lá. Apesar das críticas patrióticas quanto a nacionalidade da empresa fabricante da cerveja, os responsáveis pela imagem pública de Obama devem tê-lo sugerido a cerveja por sua popularidade entre a classe média (mas que genial).

Diante de toda essa polêmica, feliz da vida mesmo deve ter ficado o pessoal da Anheuser-Busch (ABInBev, sempre bom lembrar: belgo-brasileira) pela "forcinha" do presidente, o que com certeza foi pouco apreciado pela principal concorrente, a MillerCoors. O presidente da concorrente, Julian Green, afirmou que apesar da escolha, importante é o fato da indústria cervejeira estar presente num momento como este e, acredito eu, sem demonstrar tanta empolgação.

2 comentários:

Edmon Naim Vieira disse...

SAHSUAHUSHahsHAushUA Estão de parabens
dos dois textos apresentados posso dizer q seu blog fara sucesso curti pra caralho esse ponto de vista das empresas, ponto de vista meio q engraçado podemos assim dizer com um contexto sério sobre o real assunto
Bato palmas ao seu blog Parabens Fabao e McGaiver(saudades eim rapaz temos q marcar um choop por ai) Abraço pra vcs e sucesso =D

Lidy disse...

HAUSHUAHSUAHSU. aah, msmo não entendo sobre cervejaa eu curti esse texto. Cambada americana caindo do cavalo (msmo que por um deslize do nosso querido presidente) HUASHUAHSUAHSU. sucesso aêe brotheer =)

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