quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Universal: nem parece banco!"

Extra! Extra! Edir Macedo e mais 9 são indiciados pelo MP por desviar dinheiro dos fiéis!

Saiu na Globo.com anteontem, dia 11, e é claro que em todos os telejornais da Rede Globo, a bombástica notícia sobre a empresa, quero dizer, Igreja do Edir. O fundador e líder mundial da Igreja Universal, além de dono da Rede Record (é claro!), foi acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, o dinheiro que os fiéis doam para a Igreja.

Segundo a reportagem da Rede Globo (assista em qualquer telejornal da emissora), a lavagem do dinheiro doado pelos fiéis da Igreja era feita através do envio do dinheiro para o exterior, a paraísos fiscais, e retornava na forma de empréstimos, que serviriam para a compra de empresas, inclusive a Rede Record (dá-lhe Edir!).

Isso todos já sabemos, a mídia (Globo) fez seu papel em noticiar o papelão (cortar o pescoço) do Edir. Jamais imaginaríamos que um escândalo com o dono da maior rival da Globo atualmente seria um prato cheio para a líder, Rede Globo (jamais!). E menos ainda desconfiaríamos da boa índole do queridíssimo bispo Edir Macedo!

Vamos trocar de assunto? O fato é que o bispo/empresário tem muito a nos ensinar. Quem disse que as maiores personalidades usavam seu potencial para o "bem"? Alguém aqui ainda duvida da capacidade do Hitler de liderar e manipular milhões de alemães? Ao caro leitor peço a compreensão, não defendo nenhum destes e nem outros comparáveis, mas certamente temos algo a extrair desse ícones, não necessariamente apreciados por seus feitos. É fato, também, que muitos usaram sua capacidade de liderar sem más intenções.

Aos amigos psicólogos e demais interessados no estudo do comportamento humano, o conceito já é velho conhecido. Não tive a oportunidade de assistir um culto presidido por Edir Macedo, mas já entrei naquela Catedral da Fé, na Sete de Setembro, onde vi um exemplo prático de técnicas usadas para persuasão e lavagem cerebral. Não se assustem com o termo "lavagem cerebral", pois é muito mais comum do que vocês imaginam e está presente durante uma quantidade considerável de tempo em que estamos assistindo tv, celebrações religiosas, entre outros. Amigos publicitários, que fique entre nós!

Edir nos ensina, ainda, muito sobre empreendedorismo. Mentes empreendedoras, como a dele, percebem "mercados" promissores e muitas vezes altamente lucrativos (nota mental: será que eu comento sobre a IURD?). Vejamos, Edir partiu de seus doutorados na área de Teologia e seus avançados conhecimentos sobre o comportamento humano para iniciar um projeto de sucesso absoluto (a Universal está bombando!). Seu projeto se extende por 160 países e extima-se 15 milhões de fiéis.

Amigos leitores, não crucifiquem o bispo Edir Macedo precipitadamente, já lhes mostrei como temos muito a aprender com ele. Baseado naqueles conceitos de lavagem cerebral, nem vamos comentar sobre tomar como lei as "notícias" que saem na mídia, não é? Pois bem, ficadica!

Deixo o link de um texto sobre técnicas de persuasão e lavagem cerebral, de Dick Sutphen.
http://www.4shared.com/file/124721581/1398ebf5/A_Batalha_pela_sua_Mente_-_Tcnicas_de_Persuaso_e_Lavagem_Cerebral.html

4 comentários:

bellaisaaa disse...

É, temos que analisar os fatos com muito cuidado, pois por traz das noticias há um jogo de interesses da mídia, assim como o compromisso com a seriedade no repasse delas aos telespecatores.Fica muito dificil saber qual é a versão real sobre o que acontece com o dinheiro dos fiéis da Universal, mas acho que há um fundo ( um fundão) de verdade naquilo que dizem os meios de comunicação sobre esse escândalo. Os maiores interessados nisso são os fiéis, e pelo que me consta eles não se importam muito com o que acontece com seu dinheiro.Pior pra eles.

McGaiver disse...

E agora!? Pagar ou não pagar o dízimo, eis a questão! hauehauehauehuaheae
A gente pensa que isso é mto dinheiro, mas devemos ver tbm a Igreja Católica, a qual detem um dos mais poderosos bancos do mundo!
A partir do momento que cultos religiosos e ongs pagassem impostos no Brasil isso não iria mais se repetir, mas né!?

Anônimo disse...

O problema é que não é apenas a universal... isso é um problema entre todas as igrejas, que interpretam as escrituras de forma errônea. O dizimo existiu em uma época que foi necessária, a partir da época de Jesus, como está escrito na bíblia, o dízimo foi cortado, porque o dízimo estava na lei de Moisés, e de acordo com a bíblia com a mudança de sacerdócio (Moisés para Jesus) mudasse a lei, ou seja, não existe mais a cobrança de dizimo, o que deve existir são ofertas, e como está escrito em II Coríntios 9:7 Jesus diz que cada um dê sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Portanto esqueçam conceitos de Igrejas Católicas, pois ainda na bíblia está escrito, que não seguiras as leis dos homens, portanto casos como vigísimos que os fiéis pensam que são uma demonstração ainda maior de fé, é puramente ignorância e aproveitamento destes falsos líderes.

Anônimo disse...

Realmente não é problema exclusivo da Universal, mas com certeza é o de maior repercussão... Uma igreja, como qualquer instituição, precisa de recursos financeiros para existir, isto é fato. Agora vamos confrontar isso com a ganância do ser humano e uma série de outros defeitos que todos estão a mercê...

Postar um comentário

Este espaço é destinado a opinião dos leitores, comente!